Quintais Produtivos

No semiárido nordestino, os quintais são áreas geralmente nos arredores das casas, onde há produção diversificada, com criação de pequenos animais (aves, caprinos, ovinos, porcos) e cultivo de plantas medicinais, frutíferas, hortaliças.

Para nós é estratégico tratar esses espaços como Quintais Produtivos para dar a eles e às mulheres, que são majoritariamente as responsáveis por esse local e sua produção, a visibilidade que merecem pela contribuição que têm dado para a produção de alimentos (em geral para o autoconsumo) e para a preservação de sementes de diferentes espécies, através do uso racional das águas.

O trabalho das mulheres na produção diversificada dos quintais produtivos tem se mostrado fundamental para a alimentação saudável, assim como para a renda das famílias, com potencial para a comercialização do excedendo nos mercados locais e/ou institucionais. No contexto de seca, observamos que foram as mulheres e seus quintas produtivos os principais mantenedores da produção e da renda das famílias.

Atualmente realizamos o acompanhamento técnico aos quintais produtivos, nas regiões do Sertão Central, Sertões de Canindé, Inhamuns/Crateús e na região de Sobral.